Eventos

Seminário Educação Empreendedora João Pinheiro

30 NOV
18h

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, COOPERATIVISTA E FINANCEIRA

Por Inácia Soares

Foi mais um evento que me encheu de ânimo! Ver pré-adolescentes se envolvendo com o empreendedorismo é incrível, porque mostra um caminho novo que eles podem seguir. Este programa de educação empreendedora foi criado pelo Sebrae nacional e emplacado pelos Seraes dos estados, e a equipe de Minas tem um carinho especial por ele. O objetivo é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior de Minas Gerais, formando professores e despertando a comunidade escolar para novas possibilidades no processo de aprendizagem.
Primeiro, é necessário que a prefeitura da cidade tome a decisão de aceitar o projeto, porque a grade curricular de toda a rede municipal será alterada para absorver atividades empreendedoras. Foi assim na cidade de João Pinheiro, que abraçou o projeto com muita dedicação. Todos os professores da rede são treinados pela equipe de tecnicos do Sebrae, que também convida mais duas instituições para participar do programa. São elas: o Sistema OCEMG - que fornecer a educação cooperativista e o Banco Central do Brasil - que entra com finanças pessoais.

O evento, em João Pinheiro, foi especialmente cativante! Centenas de professores encheram o auditório, mostrando que, sem o engajamento deles, o programa não alcançaria os bons resultados que tem conquistado, já que, além das atividades diárias, eles precisaram aprender novas metdologias sobre empreendedorismo. O alcance do projeto ultrapassou as salas de aula, porque as famílias dos estudantes também estão participando da cooperativa que tem uma presidente bem jovem, a Alexia, de apenas 12 anos e aluna do 7o ano do ensino fundamental.

Logo no início do nosso debate, convidei a Alexia para ir para o palco ocupar a minha poltrona. Surpresa, a jovem presidente aceitou e mostrou que está preparada para a função, pois deu conta de responder a todas as perguntas. É muito bacana ver uma menina que, até outro dia não tinha perspectiva profissional, entender que ela pode gerar uma solução nova para o futuro dela a partir do empreendedorismo!

Também participaram do debate:
. Rachel Dornelas, coord. da Educação Empreendedora no Sebrae Minas
. Fabiana Pereira, analista do Sistema OCEMG
. Magna Martins de Abreu, professora de química
. João Evangelista, consultor e palestrante pelo Banco Central

 Veja algumas fotos:

Da esquerda para a direita: Alexia (estudante e pres. da cooperativa escolar de João Pinheiro), Rachel Dornelas (coord. Programa Educação Empreendedora Sebrae Minas), João Evangelista (palestrante pelo Banco Central do Brasil), Fabiana Pereira (analista do Sistema OCEMG) e Magna Martins de Abreu (professora de Química)

 

 

 

© 2016 Pessoas de Negócios.