Palestras

DURAÇÃO: 1h30
SOLICITE ORÇAMENTO

A comunicação é uma das ferramentas mais poderosas na busca pelo lucro e pela satisfação do cliente

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA 
Aprenda a usar a comunicação a favor do seu negócio

Ter uma boa comunicação não é apenas fazer propaganda ou criar um site. Essas ações são importantes e fazem parte de um grande escopo de possibilidades de aplicação da ferramenta de gestão chamada "comunicação". Trata-se de um dos recursos mais flexíveis que uma empresa pode ter e ele se aplica a todas as etapas do negócio. Nessa palestra, a jornalista Inácia Soares vai mostrar como a comunicação é mal feita, até desprezada pelos gestores e vai mostrar como usá-la a favor do negócio.

Comunicação Interpessoal
A maneira como as pessoas interagem entre si, é uma boa amostra de como está o clima dentro da organização. Equipes com linguagem áspera revelam que as coisas não andam bem, ou que a liderança estabeleceu valores equivocados. Uma boa comunicação interna é o princípio da gestão aplicada, pois de nada adianta a alta cúpula da empresa criar estratégias ousadas e inéditas, se não investir em comunicação para que toda a equipe entenda com clareza quais são os objetivos e as ações a serem desenvolvidas. Será necessário que a liderança se comunique com clareza e que, entre si, os intergrantes da equipe façam o mesmo.

Comunicação institucional
Nessa modalidade, as empresas tem vários recursos. Entre eles: propaganda, publicidade, merchandising, site, folders, eventos e relacionamento com seus stake holders. Na comunicação feita pelos veículos de comunicação, erra-se muito no conceito e no estilo, que nem sempre traduzem os objetivos daquela ação. Em geral, as ações são isoladas e desprovidas de um alinhamento estratégico com o momento e as metas da organização. O mesmo descuido se repete na comunicação pelos meios eletrônicos e impressos, como site e folders. O relacionamento com os clientes e stake holders também revelam pontos fracos, já que as organizações não criam processos confiáveis e claros, que identifique as expectativas de cada grupo e apresentem um discurso coerente e atitudes adequadas. Até no ambiente físico da empresa, é possível notar como se esquece que a comunicação visual interefere fortemente nos sentidos humanos. Ou seja, desde uma embalagem mal pensada, uma decoração simplória no escritório ou uma fachada nada atraente, tudo comunica um sentido. Se ele traduzirá, ou não, a intenção da organização é algo que deve ser bem analisado.

 

© 2016 Pessoas de Negócios.