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A distância entre o lucro e o prejuízo pode estar na percepção que você tem das oportunidades e ameaças

CENÁRIOS E MERCADOS
A oportunidade está lá

No período em que o empreendedor está montando o seu negócio, ele fica antenadíssimo com o mercado, porque toma decisões para formatar a empresa, o tempo todo. Ele pesquisa fornecedores, contrata pessoas, descobre novas matérias-primas e insumos... ou seja, cava e cava o mercado em busca de melhores condições para montar sua empresa. Mas ao longo do tempo, essa atenção se dilui, porque a empresa entra nos trilhos e precisa começar a faturar. A partir desse momento, o empreendedor, arrefece sua busca implacável pelas melhores escolhas, porque está preocupado em encontrar seus consumidores, atender seus clientes e vender. Até concorrentes novos que vão chegando ao mercado, escapam à observação do empresário. E com os passos dos anos, aquele que era super antenado, se acomoda. É aí que começa o fase perigosa do negócio. As ameaças demoram a ser percebidas e as reações são mais lentas ainda.

Empreendedor não pode cochilar
Nesta palestra, a jornalista Inácia Soares vai mostra que, quando o ritmo de trabalho da empresa é tão intenso que impede o empresário de circular pelo mercado, o negócio começa a perder fôlego. O impacto negativo desse processo pode demorar meses ou anos, mas chegará. Em alguns segmentos mais competitivos, se a empresa se desconectada do mercado, o valor dela já começa a ser minado no momento em que ela abre as portas. A atualização constante é a condição de empresas de tecnologia, saúde estética, alimentação e educação, por exemplo. Ainda que esse impacto não se traduza na perda imediata de faturamento, ele certamente resultará na perda de musculatura. A empresa com músculos fracos tem dificuldade para andar rápido e mais dificuldade, ainda, para reagir. Uma vez pega em situação de perigo, essa organização, dificilmente, terá a agilidade necessária para reagir.

A liderança, a equipe e o consumidor
Os valores que a liderança defende indicam a forma que a empresa lida com os cenários e com o mercado. Empresários que detestam mudança, contamina suas equipes que passam a demonstrar o desgosto com a necessidade de mudar. Líderes e equipes assim, não combinam com o mercado atual, em que tudo muda o tempo todo. Uma grande fonte das mudanças que ocorrem no mercado é o consumidor. As demandas que ele leva para o negócio, ou mesmo a forma como reage aos produtos e serviços, são bons indicadores de mudanças comportamentais, sociais e até econômicas. É preciso valorizar mais essas informações.

Quando a oportunidade chega disfarçada de problema
A postura com a qual uma empresa lida com as dificuldades do dia a dia é muito revelador sobre o talento dela para inovar e se superar. Quem já buscou inovar, em algum aspecto do negócio, sabe que a única certeza que tem é a de que enfrentará problemas. Desde um processo novo que dá errado muitas vezes antes de se tornar confiável, até um novo produto que depende de ter uma matéria-prima especial para ter a resistência necessária e ser moldado, o empreendedor precisará aprender a lidar com a insegurança. Por isso, nada melhor que abrir as portas, janelas, olhos e ouvidos para tudo o que está acontecendo e tentar atitude de situações que podem ser apenas tachadas de incômodas.

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