Eventos

ABRH Mulheres

27 MAR
08h às 12h

ESPECIAL ABRH MULHERES (27/03/17)

Uma manhã repleta de conteúdos e de emoções. Foi assim o evento "ABRH Mulheres", realizado pela ABRH-MG com patrocínio da Unimed BH, gestão de conteúdo da Pessoas de Negócios e apresentado pela jornalista Inácia Soares. Logo na abertura, quatro gestoras de RH brindaram a plateia com confissões. Glória Meireles, que é vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil, por dois mandatos ficou no comando do conselho consultivo da ABRH Brasil, é consultora de empresas, atuando em vários segmentos, e presidiu a ABRH-MG por dois mandatos. O tema da conifssão de Glória foi a ausência de igualdade entre os gêneros, que ainda persiste dentro das empresas. Em seguida, a ex-presidente da ABRH e atual diretora de RH do Grupo Ânima - Cristiane Ávila, assumiu o microfone para contar sua confissão. A abordagem dela foi sobre o novo perfil do gestor de RH, que precisa entender de negócios e saber transitar com desenvolvutra entre todas as outras áreas da empresa. Em seguida, a plateia conheceu os sonhos e preocupações da gerente executiva de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Hermes Pardini - Rubia Marina Magalhães, que focou sua confissão na masculinização das executivas, que ela observa dentro das empresas. Segundo ela, as mulheres não precisam se vestir ou agir como os homens para serem capazes de gerar bons resultados, pois são estudiosas e estão preparadas para tomar as decisões mais importantes dentro das organizações. E encerrando esse momento inicial do "ABRH Mulheres", todos ouviram a confissão da gerente de RH da Unimed Federação Minas - Daniela Marinho. Ela disse o quanto se sente triste quando percebe que muitas organizações não valorizam seus talentos, e os perdem por situações de atrito que poderiam ser evitadas. E comentou o caso de um executivo que foi selecionado pela alta direção da empresa, mas que não possui qualquer competência para liderar, o que acbou afetando o clima dentro da equipe, e o RH precisou agir com precisão para contornar a situação. (esq/dir) Inácia Soares, Gloria Meirelles, Cristiane Ávila, Rubia Magalhães e Daniela Marinho.

Em seguida, foi feita a abertura oficial do evento, que contou com a participação da presidente da ABRH-MG - Eliane Ramos de Vasconcelos Paes e da superintendente de Pessoas da Unimed BH - Junia Marçal.
(esq/dir) Inácia Soares (apresentadora, Eliane Ramos (pres. ABRH-MG) e Junia Marçal (superintendente de Pessoas da Unimed BH)

O figuro para o trabalho também foi tema do "ABRH Mulheres" e quem trouxe as orientações foi a consultora de imagem Gabriela Fonseca. A especialista compartilhou com a plateia a lista de 10 peças que ela considera indispensáveis no guarda-roupa de uma executiva elegante e ainda os cinco erros mais comuns que ela tem visto nos figurinos adotados pelas mulheres ao irem para o trabalho. Clique aqui para conferir todos os slides que ilustraram os dois temas. Aproveitando a importância do tema, uma empresa da plateia foi sorteada para ganhar um dress code, elaborado pela consultora Gabriela Fonseca. A empresa escolhida foi a Pão Vale do Sol, representada, na ocasião, pela sua coordenadora de RH - Fábia Mendes de Oliveira.
(esq/dir) Inácia Soares (apresentadora) e Gabriela Fonseca (consultora de imagem)

Seguindo um ritmo acelerado de conteúdo, a plateia acompanhou a palestra de Alessandra Alkmim. Ela entende de várias coisas: empreendedorismo, educação, criatividade, inovação, mundo feminino... E falou sobre o tema: “A jornada das mulheres criativas”. Alessandra é pós mestranda em gestão em educação superior; É educadora criativa; É professora de turmas de MBA; É multiempreendedora, atuando como gestora de projetos inovadores na área de educação do futuro; É facilitadora learning 3.0, com licença internacional; É também vice-presidente executiva do Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas, e ainda: articulista de vários blogs, e co-autora do livro “A simbiose da multitarefa”, de Lucas Veríssimo. Clique aqui e reveja os slides da palestra da Alessandra Alkmim
Alessandra Alkmim

Como as mulheres executivas lidam com as promoções? O que as mantém ligadas a uma empresa? E qual será o peso que elas dão à maternidade e ao amor? Essas perguntas foram respondidas em uma ampla pesquisa, que entrevistou 3.284 mulheres, em todo o país, e que foi apresentada no ABRH Mulheres, em um momento de muita emoção. Quem comandou a pesquisa foi a belo-horizontina, Juliana Andrade (in memoriam), pós-doutora em administração, com curso de formação científica internacional em coaching. O nome de Juliana figura em dezenas de artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Ela foi co-autora do livro “Executivos: sucesso e (in)felicidade” e organizadora do livro “Mulheres profissionais e suas carreiras, sem censura”. A pesquisa “A trajetória das mulheres profissionais brasileiras” foi realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral, PUC Minas e a Capes. A apresentação foi conduzida doutora e mestre em Administração, Liliam Bambirra de Assis, que conquistou certificado em Harvard sobre governança no terceiro setor; É professora do mestrado em Administração do CEFET-MG, autora de diversos artigos sobre gestão pública e presidente da Fundação CEFETMinas. 

Assédio moral e sexual é um problema grave no mundo do trabalho. Pesquisa realizada pelo site Vagas.com, com 4.900 mil pessoas, apontou que:
. 52% dos entrevistados já enfrentaram assédio moral ou sexual no trabalho
. 87,5% das vítimas decidiram não denunciar
. 74,6% daquelas que denunciaram, afirmaram que o agressor continuou na empresa
. 20% daqueles que denunciaram foram demitidos
A pesquisa também revelou que o assédio moral é mais frequente, que o sexual, atingindo:
. Mulheres 54,4%
. Homens 45,6%
A razão de um tema tão denso quanto este fazer parte do conteúdo do ABRH Mulheres se de à sua gravidade. ABRH-MG entende que as gestoras ali presentes deveriam, não apenas entender melhor sobre o tema e saber prevenir as equipes e gestores das empresas naus quais atuam, mas também para saber como agir, se forem vítimas. Além disso, as participantes podem ajudar a mudar essa realidade dentro das empresas, por atuar diretamente na definição de regras e condutas dentro das organizações. Participaram do debate:
. Giovanna Real Serra: Advogada, pós graduada em direito do trabalho e previdenciário, experiência de 10 anos advogando, principalmente na área trabalhista. Trabalha no RH da Vallourec desde 2008 e, atualmente, é a gerente de Desenvolvimento de Pessoas, atuando em todas as unidades do Brasil.
. Liliam Maciel Santos: Juiza titular da 2a Vara da Fazenda Pública Estadual e autarquias de Belo Horizonte. Atualmente, é juíza convocada na 5a Câmara Cível de BH. Foi promotora de justiça, juiza corregedoria e juiza auxiliar da presidência do TRE-MG e membro dessa corte. É pósgraduada em Gestão em Poder Judiciário; É mestre em Direito Civil; É professora universitária na Fumec e no curso de Formação de Juízes da Escola Judicial Desembargador Edesio Fernandes.
. Nivia Monica da Silva: Graduada em Direito; É especialista em Ciências Penais; É mestre em Direito Público; Tem especialização em Dimensão Cultural dos Direitos Humanos; Foi promotora de Justiça no Estado de Goiás; Exerce a função de promotora de justiça no Ministério Público do Estado de Minas Gerais desde 1999; Atualmente, é coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Controle Externo da Atividade Policial, Apoio Comunitário e Combate à Violência Doméstica contra a Mulher do Estado de Minas Gerais. Integra o grupo de trabalho de combate ao racismo no conselho nacional do ministério público. É conselheira do conselho nacional de direitos humanos, onde representa o colégio nacional de procuradores-gerais, onde coordena a comissão de defesa do direito à cidade. Nivia indicou para a consulta da plateia, a cartilha que o Conselho Nacional do Ministério Público sobre assédio mora e sexual. Para conhecer a cartilha, clique aqui. A promotora ainda indicou outro material de consulta que foi o guia SESI/FIEMG da Diversidade, lançado no ano passado e que pode ajudar as organizações a estarem melhor preparadas para lidar com questões de gênero. Clique aqui para conferir o guia.
. Valéria Maria da Silva Souza: É diretora de Gestão e Desenvolvimento Organizacional da Pif Paf; Mestre em Gestão de Pessoas; Graduada em Administração; Pós-graduada em Administração Financeira; MBA em Gestão Empresarial; Tem formação como Conselheiro de Administração e possui mais de 20 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e contábil. (esq/dir) Inácia Soares (apresentadora), Valéria Souza (Pif Paf), Nivia Silva (Promotora de Justiça), Liliam Santos (Juíza) e Giovanna Serra (Vallourec)

O encerramento do evento foi musical e envolveu toda a plateia em uma apresentação animada, comandada pelo músico Henrique Portugal, da Band Skank. Henrique resumiu o que considera as características mais marcantes dos empreendedores e, depois convidou duas mulheres para irem ao palco cantar com ele.  (esq/dir) July Mascarenhas, Henrique Portugal e Vilma Araujo.

 

Veja outras fotos do evento:
 
    
Confira a campanha de comunicação do evento: 





 

27 de MAR
ABRH Mulheres
Espaço de Eventos Unimed BH
22 de FEV
Palestra: É hora de encarar o mercado
Sebrae Minas
08 de MAR
Palestra
CDL Muriaé
31 de MAR
Road Show Vinci Energies BH, RJ e SP
BH , RJ e SP
24 de FEV
Grupo Serpa abre filial em Uberlândia
Centro de Convenções Uberlândia
16 de JUN
Internacional Coaching Week 2016
Auditório IBMEC
23 de MAI
Bate-Papo de Negócios
Espaço Lourdes
14 de JUN
Plenária ACMinas / Conselho da Mulher Empreendedora
Auditório ACMinas
25 de AGO
Lançamento Action Coach BH
Espaço Helium
19h de SET
Fórum ABRH 2016
Teatro Bradesco
21 de JUN
Usifast | Tora
The One
28 de JUN
Palestra CRA-MG
CRA-MG
23 de AGO
1o Encontro Empresarial ACICEL-CDL | Cel. Fabriciano
Hotel Metropolitano
21 de OUT
Palestra Aliança Energia
Auditório Aliança Energia
16 de SET
1o Encontro do GBG em BH
68 La Pizzeria
10 de SET
Palestra Colégio Neusa Rocha e Instituto Rouxinol
Colégio Neusa Rocha
21 de SET
Clamper 25 anos
Teatro Bradesco
26 de SET
Seminário Beleza | Juiz de Fora
Victory Business Hotel
30 de SET
1o Fórum de Gestão Pública
Teatro da Maçonaria
17 de NOV
Palestra Patrocínio
Expocaccer
27 de OUT
Projeto Novos Rostos
Espaço Institucional ACMinas
17 de NOV
Palestra Monte Carmelo
Auditório da Fucamp
30 de NOV
Seminário Educação Empreendedora João Pinheiro
Salão Lions Clube
06 de DEZ
Prêmio Ser Humano ABRH-MG 2016
Museu Inimá de Paula
29 de NOV
Fórum Sebrae Amipão | Indústria 4.0
Auditório Sebrae
13 de DEZ
11o Encontro de Contadores
Auditório Tec Tower
09 de DEZ
Sindseg - cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Segurador
Ilustríssimo
13 de JUN
12o Enats 2016
Cine Theatro Brasil Vallourec
18 de OUT
30a Superminas
Expominas
27 de OUT
Projeto Novos Rostos
Espaço Institucional ACMinas
09 de NOV
FINIT | Arena Sebrae
Expominas
04 de NOV
Educação Empreendedora | Chapada Gaúcha
Ginásio Poliesportivo de Chapada Gaúcha
© 2016 Pessoas de Negócios.